BUSQUEDA AVANZADA

NOVA ARTE DE VIOLA,

PAIXÃO RIBEIRO. (Manuel da)

Referencia Librería: 2312SB002
Português / Portuguese QUE ENSINAA TOCALLA COM FUNDAMENTO SEM MESTRE, DIVIDIDA EM DUAS PARTES, HUMA ESPECULATIVA, E OUTRA PRACTICA; Com Estampas das posturas, ou pontos naturaes, e accidentaes; e com alguns Minuettes, e Modinhas por Musica, e por Cifra. Obra util a toda a qualidade de Pessoas; e muito principalmente ás que seguem a vida litteraria, e ainda ás Senhoras. DADA Á LUZ POR MANOEL DA PAIXAÕ RIBEIRO, Professor Licenciado de Grammatica Latina, e de ler, escrever, e contar em a Cidade de Coimbra. COIMBRA. na Real Officina da Universidade. M. DCC. LXXXIX. [1789]. Com licença da Real Meza da Commissaõ Geral, sobre o Exame, e Censura dos Livros. In 4.º de 23,5x16,5 cm. Com [ii], v, [i em br.], 51, [i em br.], [xvi] págs. Encadernação recente inteira de pergaminho da época, com vestígios de fechos em pele. Ilustrado no texto com pautas e símbolos musicais e em extratexto, nas últimas folhas, com 8 gravuras desdobráveis com a localização das notas na guitarra, tablaturas, partituras de pequenas peças e 28 posições para acordes maiores e menores. Impressão muito nítida. Inclui uma vinheta com uma viola na folha de rosto, um cabeção e uma inicial decorada com motivos vegetalistas na primeira página em numeração árabe, filetes simples ao longo do texto e dois florões de remate. Exemplar intonso (por aparar) com pequenas manchas na pasta posterior e encadernação restaurada, com folhas de guarda novas. Prólogo do autor nas páginas em numeração romana. Páginas 49 a 51 com índice. A página 48 está em branco. Pequeno manual de introdução à viola toeira, ou viola de Coimbra, típica da região da Beira Litoral. Obra muito rara e importante para o estudo da história dos instrumentos de corda dedilhada em Portugal, em especial da viola, assim como para diversos estudos de musicologia, nomeadamente sobre as técnicas de interpretação. A obra divide-se em duas partes, a saber: parte primeira — descrição da forma de montar cordas e da sua afinação, apresentação de conceitos teóricos e de notação e simbologia elementar, posições das notas e de acordes maiores e menores; parte segunda — solfejo e método para acompanhar uma melodia. É curioso notar que o autor utiliza a notação alfabética das notas ao invés da silábica, isto é, C, D, E, F, G, A, B, ao invés de dó, ré, mi, fa, sol, lá, si, estabelecendo a relação entre estas notações no início da obra. No prólogo, o autor declara-se um amador e simples curioso e cita como referência a Enciclopédia Metódica do Dicionário de Música de Rousseau e os Elementos de Música de Rameau. A viola toeira usava 12 cordas de arame ou tripa organizadas em 5 ordens: as três ordens mais agudas eram duplas e afinadas em uníssono, as duas ordens mais graves triplas e afinadas em oitava. Neste manual utiliza-se a afinação: Mi4 (uníssono); Si3 (uníssono); Sol3 (uníssono); Ré3 (com oitava acima); Lá2 (com oitava acima). Foi um instrumento muito importante na vida musical dos estudantes da Universidade de Coimbra até à segunda metade do século XIX, ouvida nas músicas cantadas pela cidade. Entrou em declínio no final desse século, quando foi substituída pela guitarra portuguesa de Coimbra, atualmente usada no Fado de Coimbra. Quando um estudante se enamorava era costume convencer alguns dos seus colegas para o acompanhar nas noites mais claras, iluminadas pela lua cheia, pois não existia iluminação pública nas ruas, a cantar uma serenata à janela da sua amada. Manuel da Paixão Ribeiro foi professor de gramática Latina e de primeiras letras na cidade de Coimbra. Desconhecem-se outros dados biográficos. In quarto. 23,5x16,5 cm. [ii], v, [i in bl.], 51, [i in bl.], [xvi] pp. Bound in full parchment over cardboard, with traces of leather fastenings. Illustrated in text with staves and musical symbols and hors-texte, on the last pages, with 8 fold-out pictures showing the location of the notes on the guitar, tablatures, scores for short pieces and 28 positions for major and minor chords. Very clear print. Includes a vignette with a viola on the title page, a headpiece and an initial decorated with plant motifs on the first page in Arabic numerals, simple fillets throughout the text and two finishing fleurons . Copy with small stains on the back board and restored binding, with new endpapers. Author"s prologue on pages in Roman numerals. Pages 49 to 51 with index. Page 48 is blank. Small introductory manual to the viola toeira, or viola de Coimbra, typical of the Beira Litoral region. A very rare and important work for the study of the history of plucked string instruments in Portugal, especially the viola (classical guitar), as well as for various musicological studies, particularly on interpretation techniques. The work is divided into two parts, namely: part one - a description of how to set up strings and their tuning, a presentation of theoretical concepts and elementary notation and symbology, note positions and major and minor chords; part two - solfeggio and a method for accompanying a melody. It is curious to note that the author uses the alphabetical notation of the notes instead of the syllabic one, i.e. C, D, E, F, G, A, B, establishing the relationship between these notations at the beginning of the work. In the prologue, the author declares himself to be an amateur and simply curious and cites as a reference the Dictionary of Music by Rousseau and Elements of Music by Rameau. The viola toeira used 12 strings of wire or gut organized in 5 orders: the three highest orders were double and tuned in unison, the two lowest orders were triple and tuned in octave. This manual uses the tuning: E4 (unison); B3 (unison); G3 (unison); D3 (octave up); A2 (octave up). It was a very important instrument in the musical life of students at the University of Coimbra until the second half of the 19th century, heard in the songs sung around the city. It went into decline at the end of that century, when it was replaced by the Coimbra Portuguese guitar, currently used in Coimbra Fado. When a student fell in love, it was customary to persuade some of his classmates to accompany him on clear nights, illuminated by the full moon, as there were no street lights, to sing a serenade at his beloved’s window. Manuel da Paixão Ribeiro was a teacher of Latin grammar and first letters in the city of Coimbra. Other biographical details are unknown. Referências/References: Dicionário Biográfico dos Músicos Portugueses, II 259.
Avila Perez, 5551.
Aníbal Fernandes Tomás, 3716.
Inocêncio, VI, 76, 1152. M-7-B-31 Coimbra Bibliofilia do Século XVIII* / 18th Century Prints Instrumentos musicais / Musical instruments M-7-B-31
DIRECCIÓN:
Rua Pedro Nunes, 2-B, 1050-171, Lisboa, Portugal (Portugal)
CIF: 507441869
Teléfono: +351 213467380
Condiciones de gastos y envíos

Los gastos de envío se calculan para libros de hasta 2 kg de peso, enviados por correo ordinario con registro. Los libros que superen este peso están sujetos a una solicitud de franqueo adicional según las tarifas del operador.

Los envíos internacionales en los que, debido al destino, los costes superen los importes solicitados, están sujetos a solicitudes de franqueo adicional según las tarifas del operador.

Los paquetes pueden enviarse por otro tipo de transportista (TNT, DHL, etc.), siempre com previa consulta con el transportista y con un cargo del importe según las tarifas del operador.

TAMBIÉN PODRÍA ESTAR INTERESADO EN... SELECCIONES UNILIBER